O imóvel escolhido então pela cliente – com dois quartos e dois banheiros – permitiu atender todas as suas necessidades, principalmente tornar um dos quartos o de hóspedes para receber o pai, o irmão ou o sobrinho de 3 anos e um banheiro de serviço em lavabo.
Entre os desejos, estava também projetar uma banheira em alvenaria para a suíte principal, como uma “mini piscina” para que seu sobrinho pudesse brincar.
Para isso, foi preciso ajustar o tamanho desse banheiro para deixar a área do box mais confortável. Além disso, havia o desejo de integrar a cozinha à sala para que ela ganhasse mais amplitude.
O projeto ganhou um estilo mais clean e neutro, com tons de cinza, madeira (presente nos móveis e piso de quase todo o apartamento e branco.
Foram escolhidos materiais mais rústicos como cimento queimado e, para dar maior contraste, foi inserido um cubo colorido na circulação dos quartos, pintando paredes, portas, rodapés e forro em uma única cor. Por fim, para levar mais aconchego, foi usado papel de parede na cabeceira da suíte de casal e nas paredes do lavabo.
Segundo os arquitetos, o grande desafio do Apartamento Pinheiros foi conseguir integrar a cozinha com a sala, pois na planta original os ambientes que tinham mais área de contato com a sala eram um quarto de serviço e a área de serviço.

Para conseguir essa integração, foi invertida a posição da cozinha e da área de serviço e retirado o quarto de serviço que não seria utilizado. Ainda assim, o apartamento ficaria com uma cozinha pequena e com formato pouco funcional. A solução foi retirar a parede entre cozinha e área de serviço e criar uma nova divisória em serralheria e vidro para dar mais leveza e claridade aos dois ambientes. Essa divisória ficou apoiada no montante vertical da janela da antiga cozinha e assim o projeto criou uma cozinha maior e com formato mais funcional.

O destaque vai para o painel de madeira que fecha tanto a cozinha como o home office, com folhas de correr que se sobrepõem para que esses ambientes possam ficar integrados à sala quando desejado e, quando não, eles se isolam através do painel.

A iluminação foi toda projetada pelo C2HA, que criou através dela diversos cenários para o dia a dia da cliente. Desta forma, foi inserida iluminação mais direta através dos plafons, spots embutidos e pendentes, mas também uma iluminação indireta, mais aconchegante e decorativa através da sanca de iluminação da sala (que interliga sala de estar e de jantar), da arandela redonda na entrada do lavabo e das fitas de led embutidas na marcenaria.

Ficha técnica:

Apartamento Mansão Delacroix
Projeto de arquitetura e coordenação de obras
Ano do projeto: 2021
Ano de conclusão: 2022
Arquitetos responsáveis: Fernanda Castilho
Área: 80m²
Revestimentos e acessórios: Lepri, Portobello, Deca
Fotos: Gisele Rampazzo

Conheça mais projetos C2HA aqui